Notebook vs. computador de mesa. Assim como no futebol, a tecnologia é cheia de rivalidades entre marcas e modelos. Uma das mais conhecidas é: notebook ou computador de mesa?
Os defensores de notebook e desktop possuem seus argumentos — muitas vezes bem apaixonados. Só que fazer a escolha entre ambos precisa ser uma decisão fria, que envolve diversos fatores, desde o uso que você quer fazer até o seu estilo de personalidade.
Por isso, se você quer aproveitar um cupom Dell para se dar um notebook novo, ou aproveitar os descontos para comprar seu desktop, mas não sabe qual dos dois escolher, vamos te ajudar. Veja quais são os prós e contras de escolher entre notebook e desktop.
Índice
Notebook
Primeiramente, vamos começar avaliando os prós e contras do notebook, que já é um modelo adotado em massa por muitas pessoas. Afinal, ele tem uma série de vantagens especialmente para quem trabalha de forma híbrida ou home office.
Sendo assim, vamos aos prós de ter um notebook.
Mobilidade
A maior vantagem do notebook é o tamanho reduzido e peso mais leve, o que faz dele um aparelho bem mais fácil de usar. Você pode levar seu notebook para o trabalho, a faculdade ou até em viagens e usá-lo em qualquer mesa.
Notebooks não demandam muito espaço e, além disso, possuem baterias internas. Isso faz com que você não precise ficar preso a um fio quando quiser fazer seus trabalhos ou simplesmente assistir algo.
Espaço
Se você mora em um apartamento pequeno, montar um desktop com mesa e todos os equipamentos necessários pode ser um grande desafio. Você provavelmente vai ter que separar um bom espaço para isso, o que pode ser ruim caso viva em um flat ou imóvel com menos cômodos.
Já um notebook não requer qualquer tipo de espaço maior do que uma mesa pequena e uma tomada — você pode até usá-lo na cama ou na mesa da cozinha. Por isso, o notebook é muito mais prático para colocar em lugares apertados.
Desktop
Já o desktop é o computador de mesa que geralmente fica na casa do usuário e é composto de vários componentes, como monitor, CPU e outros. Já de cara fica nítido que a mobilidade é a grande desvantagem dos computadores de mesa.
Sim, você não vai conseguir levar seu desktop para o trabalho ou para a faculdade, o que limita muito o uso dele no dia a dia. Contudo, ele possui enormes vantagens em relação aos notebooks para outras tarefas, sobretudo se você quer uma máquina na qual possa dar o seu “toque pessoal”.
Desempenho
Essa questão varia muito, pois o uso de um notebook e um desktop pode ser bem diferente. De maneira geral, os notebooks são ferramentas excelentes para trabalhos simples e até alguns mais complexos.
No entanto, se você pretende rodar jogos ou programas de alto desempenho, o desktop se sai bem melhor. Um PC gamer, por exemplo, consegue rodar jogos em alta resolução com muito mais facilidade do que um notebook.
Adaptabilidade
Uma das razões que fazem o desempenho dos computadores de mesa superar os notebooks é a sua adaptabilidade. Você pode trocar peças e fazer upgrades em um desktop de forma muito mais fácil. Quer jogar um jogo de maior resolução? Basta fazer melhorias na memória ou na placa de vídeo do seu desktop e pronto: ele vira praticamente uma máquina nova.
Por outro lado, a maioria dos notebooks não foi projetada para atualizações significativas. Eles possuem sistemas mais fechados e integrados e, na maioria dos casos, não permitem o upgrade de equipamentos como placa de vídeo ou memória.
Custo
Os notebooks têm uma boa faixa de preços, especialmente os modelos de entrada com funções mais básicas. Mas, em geral, são mais caros do que desktops com hardware equivalente ou até mesmo superior.
A conveniência da portabilidade, o design compacto, assim como o fato de terem peças mais integradas e delicadas, são fatores que aumentam o custo.
Se você quer uma máquina exclusiva para jogos, a diferença é ainda maior. Um PC gamer pode custar até 50% mais caro do que um notebook com a mesma configuração — mas lembre-se que os notebooks possuem bem menos margem para a instalação de melhorias.
Qual opção escolher?
Na verdade, você não precisa fazer uma escolha. Caso seu orçamento permita, você pode ter ambos: um desktop para aplicações mais complexas e jogos de alto desempenho e um notebook para trabalho e uso em viagens, por exemplo.
Em outras palavras, tanto o notebook quanto o PC gamer são ótimas opções que irão melhorar significativamente sua experiência nos jogos. Mas se você pode escolher apenas um, então precisa levar em conta as suas necessidades essenciais.
O seu objetivo primário é trabalhar? Você trabalha no escritório e viaja com frequência? Precisa ter documentos à mão a todo momento? Se você respondeu “sim” a essas perguntas, o notebook é a melhor opção.
Agora, você precisa do desempenho máximo? Quer curtir seus jogos numa tela grande e de alta resolução? Ou trabalha em casa e não viaja com frequência? Nesse caso, o desktop pode ser uma opção com custo mais baixo e multiuso, já que você pode usá-lo tanto para trabalho quanto para lazer.