Dicas Saúde

Esses insetos podem viver no seu ralo: descubra mais

Esses insetos podem viver no seu ralo: descubra mais
imagem: Divulgação

Você já deve ter se deparado com pragas indesejadas na sua casa que você não sabe de onde veio, visto que as janelas e portas estavam fechadas. A verdade é que esses insetos podem viver no seu ralo, por isso eles aparecem mesmo que o ambiente esteja todo fechado.

Essa situação é muito comum em banheiros. O ralo desse ambiente recebe água todo dia, quando você toma banho. Mas, ao mesmo tempo, fica muito tempo parado. Dessa forma, ele está sempre úmido. Assim, insetos podem viver no seu ralo, tendo um ambiente propício para procriar.

Esses insetos podem viver no seu ralo: descubra mais
imagem: Divulgação

Confira mais sobre os insetos que podem viver no seu ralo no artigo abaixo!

Quais são os insetos que vivem no ralo

Vários insetos podem viver no seu ralo, sendo a mosquinha preta, um bom exemplo. Ela é bem famosa, visto que quase todo banheiro tem alguns exemplares dela. O que você, talvez, não saiba, é que elas vêm do ralo e procriam dentro dele. Dessa forma, se seu banheiro está muito infestado dessas moscas, saiba que o seu problema está no ralo.

Entretanto, elas não são os únicos insetos que usam o ralo como esconderijo. Larvas e baratas, também, podem ser encontradas nos nossos ralos.

Elas são atraídas pelo ralo por causa do cheiro, da umidade e da matéria orgânica, que existe em grande quantidade nos ralos. Além disso, se o ralo estiver acumulando água, se torna um atrativo maior ainda.

A matéria orgânica é o alimento desses insetos. No ralo da cozinha, por exemplo, ela provavelmente vem dos restos de comida. Já no banheiro, essa matéria orgânica é proveniente do resto de pele morta e dos cabelos que saem da gente na hora do banho.

O que você pode fazer para resolver o problema

A prevenção é sempre a melhor forma de lidar com a situação. Assim, você deve manter seu ralo sempre limpo, verificar se não existe empoçamento de água e, sempre, retirar os coletores de cabelos e lavá-los.

Se o seu ralo retém muita umidade, uma boa dica é usar um secador nele antes de você ir dormir. Assim, o excesso de umidade será retirado. Dessa forma, o ambiente fica menos propício para os insetos.

Agora, se você já tem uma infestação, você precisa fazer uma limpeza mais pesada do ralo. Ela pode ser feita jogando água sanitária dentro do ralo  e esfregando com uma escova de metal. Além disso, você pode jogar, também, água fervente. Dessa forma, a sujeira irá amolecer e você consegue limpar mais facilmente. 

Contudo, é importante ressaltar que ou você joga a água sanitária ou a água fervendo. A combinação das duas pode ser perigosa para você. E para lidar com os insetos adultos, você precisará aplicar inseticida.

Esses insetos podem viver no seu ralo: descubra mais
imagem: Divulgação

Chame ajuda profissional

É importante ressaltar que a limpeza caseira pode não ser suficiente para realmente limpar o seu ralo. Assim como você pode não conseguir lidar com uma infestação sozinho.

Dessa forma, o ideal é chamar um profissional qualificado, tanto para a manutenção quanto para lidar com a infestação. A limpeza profissional consegue retirar todo o resíduo do seu ralo que atrai os insetos. Além disso, uma empresa especializada verifica se existe algum problema no seu ralo que pode estar fazendo a água empoçar. Isso é importante, porque quanto mais água, mais umidade, mais insetos são atraídos.

No mais, eles ainda conseguem realizar o processo com segurança, garantindo que nem você ou sua família sofreram com o efeito do veneno.

Por fim, agora que você já sabe mais sobre os insetos que podem viver no seu ralo, se você estiver com uma infestação, pode usar as dicas de limpeza. Assim como pode usar as dicas para evitar essa situação. Todavia, o ideal é contratar uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora para manter a manutenção em dia e, em caso de infestações, deixar eles lidarem com o problema.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário