fbpx
Colunistas Lys Lawrence - Receitas e Nutrição Vegana Receitas

Strogonoff Vegano de grão de bico

Strogonoff vegano de grao de bico

Existem mil e uma versões de strogonoff. Com palmito, com berinjela, com cogumelo, carne de jaca, proteína de soja, e até pinhão! Mas a estrela do meu strogonoff é o grão-de-bico.
E pro molho, também já testei diversos, mas meu favorito ainda é o molho branco de castanha de caju.
Apesar de ser muito fácil, rápido e maravilhoso, deve ser planejado por a castanha de caju deve ser demolhada, o que quer dizer que deve ficar de molho em água, por pelo menos 4 horas. Por isso, vale colocar a noite antes de dormir, pra no dia seguinte estar prontinho.

E o Grão de bico?

O grão de bico, eu prefiro o seco, e deixo de molho com bicarbonato de sódio, mas você pode usar o enlatado. O que for mais fácil/barato pra você.
O Grão de bico tem muita proteína e vitaminas, e é um grande aliado dos veganos.
Para matar a sua curiosidade, eu gosto de um strogonoff simples, com cogumelo paris em conserva, acompanhado de arroz e batata palha. Bem como eu comia quando era criança ♡
Bom agora chega de papo, e bora pra receita:

Ingredientes:

  • 250g (1 xícara) de Castanha de Caju demolhada
  • 250ml de água
  • 1cs de pasta de tomate (molho de tomate não é a mesma coisa)
  • 2cc de mostarda amarela
  • Sal a gosto
  • 250g de Grão de bico
  • Cogumelos paris em conserva
  • Quantidade: 2 porções
  • Tempo de preparo: 10 min

Modo de preparo

∴ Para o molho branco, bata as castanhas de caju com a agua, até uma consistência cremosa, sem pedacinhos.
∴ Leve a uma panela o molho branco, pasta de tomate, mostarda amarela e sal, e mexa em fogo baixo-medio até que se misturem bem e fiquem com uma cor rosada.
♡ Adicione o grão de bico e os cogumelos
♡ Violà. Super fácil né?

✳ Se você esqueceu ou não teve tempo de deixar as castanhas hidratando, coloque as cruas, sem sal em uma panela e cubra com água. Assim que a água ferver, desligue e deixe descasar por cerca de 10 minutos
✳ O mesmo para o grão de bico. Porém o ideal é que deixe de molho, pois leguminosas contém ácido fítico (fitato), uma substância que se liga ao cálcio, ferro, magnésio, cobre, zinco e outros minerais, diminuindo a absorção desses nutrientes pelo nosso corpo. Deixar de molho ajuda a eliminar esse ácido, melhora a digestão ido grão de bico, e ajuda a reduzir os gases que provoca em algumas pessoas.
Caso não possa esperar, depois da água fever, adicione uma colher de bicarbonato de sódio, que vai ajudar no amolecimento do grão, pra absorção da água.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário