Cultura

Princesa Isabel De Mauleón De Bruyrés

Princesa Isabel De Mauleón De Bruyrés
imagem: Divulgação

Envolvida com as questões sociais de seu país e com a moda, a princesa Isabel De Mauleón De Bruyéres, casada com o herdeiro o rei Luís XV da França, é hoje uma embaixadora da moda e da cultura de seu país.

Filha uma família de empresários da área texto de Lima, decidiu quando jovem fazer faculdade de direito com especialização em direito internacional. Depois disso rumou para a França onde passou cinco anos e fez seu mestrado. Lá conheceu seu marido, o conde Emmanuel De Mauleón De Bruiéres e tiveram um filho.

Mas, o coração bateu mais forte e ela decidiu voltar ao Peru e se dedicar aos negócios da família. E, além de ter sua grife By Comtesse Isabel em seu país, ela está trazendo para o Brasil, onde estará a venda em várias multimarcas.
De volta a Lima, Isabel, que sempre teve uma preocupação fora do comum com as questões sociais, decidiu dar emprego na na fábrica de seu país as pessoas país pobres e deu certo. Hoje a fábrica vai de vento e popa.

Tocada pela situação da pandemia, ela criou a grife By Comtesse Isabel com peças desenhadas por ela mesma e que usa pelos de Alpacas, Vicunha e linho como matéria prima. Tudo é feito na fábrica com o intuito de ajudar a comunidade.

“A moda é o meu trabalho social é o que me movem. Sou advogada de profissão mas realmente tenho me dedicado a muitas coisas.
Minha principal vocação é promover o trabalho têxtil de meu país para o mundo,”explica.

Sua disciplina e seu estudo, a arte e a moda têm sido a maneira de conquistar os seus objetivos que se vêm refletidos na sua marca – By Comtesse Isabel. A marca é foçada no uso de produtos feitos com pelo de vicunha, um animal dos Andes que tem uma fibra tão fina quanto o Cashmir, alpacas e linho.

-“Esse projeto começou durante a pandemia, quando o príncipe Dimitri da Iugoslávia me disse que tinha uma marca de jóias em Nova Iorque e que queria ter uma com o seu nome e se eu poderia ajudá-lo. Fizemos o trabalho e foi uma experiência muito enriquecedora. Nessa época surgiu também outra amiga, a princesa, Luísa Berccaria, uma estilista italiana famosa, e desde então comecei o trabalho com pelo de alpaca. Eles me estimularam a trabalhar com moda e continuar como estilista” explicou.

Como o Perú é conhecido pela sua comida e Machu Picchu, Isabel quer mostrar para o mundo os animais, como lhama, vicunha e a alpaca assim como os tecidos feitos com seus pelos. Esses mamíferos andinos possuem uma pelagem especial. A fibra da alpaca é uma das mais finas e caras do mundo e custa cerca de 1.500 dólares o metro.

⁃“Minha cruzada no mundo é mostrar que a alpaca é o novo cachemir e que a fibra da alpaca, do cachemir e da vicunha são as mais finas do mundo. Temos que oferecer isso para o mundo.

O que Isabel quer é que o mundo conheça o Perú em sua magnitude e isso é algo que ela tem como missão humana.

-“Eu gostaria de ser a embaixadora da Alpaca e da Vicunha no mundo. É meu sonho. sei que isso não será da noite para o dia, mas quero ser lembrada por isso, diz

Aqui no Brasil ela já está trabalhando numa nova coleção com a princesa Francisca de Orleans e Bragança e esteve com Helcius Pitanguy em sua ilha em Angra.