Índice
Palestrante Telles Martins fala sobre o Volvo EX30 e a Polêmica das Baterias
Novo Volvo EX30 gera polêmica potencial nos Veículos Elétricos. O novo lançamento da Volvo, o EX30, considerado o veículo mais barato da marca, está envolvido em uma situação um pouco inusitada. O veículo levanta a hipótese de especialistas estudarem essa polêmica. A questão está no pack de baterias. A Volvo tem o XC40, um primo maior do EX30. Porém, a discussão não se limita aos modelos, mas às baterias. O EX30 usa uma bateria de 69 amperes, enquanto o XC40 usa uma bateria de 55 amperes, sendo mais pesado que o EX30. A polêmica está diretamente ligada aos números de amperes e às suas autonomias.
Comparação entre EX30 e XC40
É sabido que um carro mais pesado deveria usar um pack de bateria maior do que um veículo mais leve. No entanto, ocorre exatamente o contrário: o XC40, por ser um veículo mais pesado, tem um pack menor do que o EX30 e faz 469 km de autonomia, enquanto o XC40 faz 468 km de autonomia. Essa diferença gerou especulações, dúvidas e poucas respostas. A dúvida gira em torno de como uma bateria com 69 amperes consome cerca de 20 amperes por hora para dar autonomia de 469 km, sendo seu irmão mais novo com um peso maior e um pack menor apresenta uma autonomia igualmente parecida.
Eficiência Energética e Comparações com Outros Modelos
A profundidade da questão vai além. O BYD Dolphin, com bateria de 33,5 amperes, tem uma autonomia de 466 km. Isso evidencia que os packs de baterias não se resumem apenas ao tamanho, mas sim à eficiência energética. Cada veículo apresenta sua eficiência energética diferenciada pela sua estrutura, design e modelo, além de cada motor elétrico ter sua questão magnética diferenciada.
Exemplo da Jac e Considerações sobre Autonomia
Como exemplo comparativo, a Jac tem uma caminhonete com 77 volts de bateria, proporcionando uma autonomia de 391 km. Ou seja, uma caminhonete com mais de duas toneladas e um pack de 77 volts, com autonomia de 391 km, é adequado para esse tipo e tamanho de veículo. A diferença significativa entre esses veículos está principalmente no pack de bateria e sua autonomia.
Necessidade de Estudos sobre Motores Elétricos e Packs de Bateria
As empresas precisam estudar mais seus motores elétricos e packs de bateria para desenvolverem motores e baterias mais eficientes para seus veículos elétricos. Dessa forma, poderemos entender a discrepância entre peso, modelo e autonomia na questão da eficiência energética e indução. A ideia de que quanto maior o pack de bateria, maior a autonomia, está caindo por terra. Começamos a entender que a autonomia está ligada ao jeito do condutor, não somente à eficiência energética e à regeneração que o veículo possui.
Estratégias de Carga e Filosofias das Marcas
Quanto maior o pack de bateria, maior é a carga que o carro consegue suportar. A Volvo pode ter optado por esse tipo de baterias para que a promessa de carga rápida em 30 a 40 minutos, até 80%, seja cumprida. Aumentando a amperagem e o armazenamento, conseguimos aumentar o nível de carga excedente na bateria. Precisamos também de um investimento maior em estudos sobre a autonomia ser praticamente a mesma entre os veículos, pois cada marca apresenta uma promessa e filosofia para o cliente.
Considerações sobre o Público-Alvo e a Mobilidade do Futuro
Ao focar no público-alvo, as empresas conseguem oferecer um carro mais leve e versátil, mas omitem a quantidade de idas ao posto de recarga. Ainda vamos conviver com algumas polêmicas até que tenhamos estudos comprobatórios sobre veículos elétricos. O novo sempre gera insegurança e dúvidas, mas não podemos esquecer que estamos numa transição para a mobilidade do futuro.
Sobre o Autor
Palestrante Telles Martins é um colunista e designer especializado em carros híbridos e elétricos, conhecido por seu profundo conhecimento em veículos autossustentáveis e design automotivo. Com vasta experiência no setor, Telles é uma voz influente na discussão sobre inovação em mobilidade urbana e sustentabilidade veicular.