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Fórum de Educação do Rio promoverá audiências públicas itinerantes pelo estado

Lançamento e Objetivos do Fórum Najjar

Em novembro de 2023, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi palco do lançamento do Fórum Estadual de Gestão Democrática da Educação do Rio de Janeiro (FORGEDE-RJ), também conhecido como “Fórum Najjar”, em homenagem ao professor Jorge Najjar, ex-docente da Universidade Federal Fluminense (UFF). Este evento marcou o início formal das atividades deste importante órgão, que se dedica a promover a gestão democrática na educação fluminense.

Estrutura Organizacional e Missão

No dia 1º de março de 2024, o FORGEDE-RJ anunciou a formação de sua Coordenação Colegiada, que inclui nomes como Waldeck Carneiro, Malvina Tuttman, Lea Gaudenzi, Pablo Bispo dos Santos, Flávia Araujo e José Carlos Madureira. Além disso, o fórum conta com um Conselho Consultivo, composto por especialistas da educação básica e superior de diversas instituições do estado. Juntos, esses grupos trabalham para fomentar discussões sobre a implementação de uma gestão educacional mais inclusiva e participativa, focando especialmente no diálogo com diretores e coordenadores de escolas de educação básica.

Iniciativas de Engajamento e Diálogo

Para 2024, o FORGEDE-RJ planeja realizar uma série de audiências públicas itinerantes em todo o estado do Rio de Janeiro. Estas audiências serão guiadas pelo Eixo IV do Documento Final da CONAE 2024, que se debruça sobre a gestão democrática da educação. Na preparação desses eventos, o fórum busca estabelecer parcerias com diversos stakeholders da educação, incluindo fóruns municipais, sindicatos de professores, grupos de apoio à gestão escolar, entidades estudantis, associações de docentes e faculdades de educação universitárias.

Conclusão

Com um compromisso firme com a democratização da gestão educacional, o FORGEDE-RJ se estabelece como um canal vital para o debate e a implementação de políticas que visem o aprimoramento do sistema educacional no Rio de Janeiro. Através de suas audiências itinerantes e da colaboração com uma ampla rede de parceiros, o “Fórum Najjar” espera contribuir significativamente para a evolução da educação no estado, marcando um novo capítulo na história da educação democrática fluminense.