No último ano o preço médio dos carros zero-quilômetro saiu de R$ 131,339 para R$ 141,487, de acordo com os dados da consultoria Jato Dynamics. Só nos primeiros meses de 2023, o aumento foi de 6,7% em janeiro e de 5,4% em fevereiro.
Com o valor médio que supera os R$ 141 mil, a Chevrolet Montana Premier, na versão topo de linha, se tornou o novo carro padrão. Esta picape da Chevrolet, que custa R$ 140.490, é o veículo do momento. Oferece proteção e conforto para os passageiros, conta com seis airbags e oferece muita tecnologia e conexão.
Considerando este veículo fica evidente os principais motivos pelos quais os veículos têm mostrado grandes aumentos nos preços: tecnologia e segurança.
Em adição ao investimento inicial, o consumidor também tem que considerar os juros para adquirir um veículo financiado que estão altos atualmente, e procurar um seguro de carro mais barato. Somando todos estes fatores, a possibilidade da classe média, principalmente, de adquirir um carro zero quilômetro fica cada vez mais difícil.
Quais são os motivos que geram estes aumentos?
Um dos principais motivos são as exigências do consumidor. Atualmente, o futuro proprietário procura um veículo que tenha conexão completa, que seja seguro e que não gere muitos gastos no dia a dia, sem deixar de lado a potência e a estética do modelo.
Os veículos mais básicos, ou “populares” como eram conhecidos há alguns anos, que estão disponíveis no mercado hoje em dia são pouco atraentes para os consumidores, pois possuem poucos equipamentos tecnológicos; e ao comparar os custos e benefícios já não são tão baratos em relação a outros modelos que estão disponíveis no mercado e oferecem um pouco mais de tecnologia.
No quesito de segurança, não só o cliente é exigente, também a legislação impõe às montadoras a fabricação de automóveis mais seguros. Por esse motivo os carros novos devem vir equipados com freios com ABS e controles de tração e de estabilidade, estes itens eletrônicos somente aumentam o valor final do produto.
A legislação impõe não apenas exigências em termos de segurança nos veículos, mas também requerimentos em relação à emissão de carbono e à proteção do meio ambiente.
Para deixar os consumidores satisfeitos e atender os requerimentos da legislação atual, as montadoras devem colocar nos veículos diversos equipamentos que aumentam seu valor. Para isto, as montadoras precisam pensar para mais do lucro, também no desenvolvimento de novas tecnologias e dos carros elétricos.
Com isso, são necessárias inversões de bilhões para que seja possível entregar ao mercado veículos que cumpram com as demandas da sociedade e que tenham tecnologias novas, que usem da forma mais eficiente os recursos energéticos.