Geral

Convenção anual brasileira de videogames: as tendências do mundo dos games

Convenção anual brasileira de videogames: as tendências do mundo dos games
Fonte: Pexels

A Brasil Game Show (BGS) acontece anualmente desde 2009. Conhecida por unir amantes de videogames, cultura pop e tecnologia, a partir dela surgem as tendências do mercado dos games. Após duas edições canceladas, o retorno da feira nos mostrou o que podemos esperar desse universo.

BGS 2022 — Um evento de 7 dias

Centenas de atrações marcaram presença na maior feira de games América Latina, com 7 dias de duração, a maior desde o início do evento. No decorrer desses dias os visitantes puderam acompanhar e participar de diversas atividades, como plataformas de jogos, campeonatos, palestras, cosplays e meet-and-greets, onde grandes marcas do universo dos videogames mostraram o que têm para oferecer nos vários estandes espalhados pela feira.

Um dos grandes destaques do evento foi a presença de mais de 3 mil influenciadores e criadores de conteúdo dando palestras, distribuindo autógrafos e batendo um papo com os fãs, como Alice Gobbi, ou Jovem Nerd. Contudo, essa proximidade com a comunidade de fãs foi possível até mesmo para os que não puderam marcar presença no evento, já que a feira foi transmitida em tempo real pelas redes sociais dos influenciadores. Isso demonstra como o foco na componente social e de comunidade é crescente na cultura dos videogames.

Desse modo, a presença (pela primeira vez) de estandes de marcas como TikTok, mostra como o evento é divulgado para o resto do mundo e também como a indústria dos videogames é uma das mais inovadoras da atualidade.

O fenômeno das transmissões ao vivo reflete como a indústria dos videogames vem se transformando nos últimos anos e como está cada vez mais atrelada às suas comunidades ativas, com jogadores de todo o mundo participando da ação.

Esta transformação é também verificada por um dos gêneros que mais tem se destacado entre os fãs de games, os jogos online multiplayer, ou MMOs, como são conhecidos. Essa modalidade possui diferentes subgêneros, como os jogos MMORPG, os quais envolvem jogadores que adotam uma persona ou controlam vários personagens dentro de um mundo virtual. Esses jogos são jogados online em plataformas exclusivas para gamers, onde é possível baixar todos seus jogos favoritos em um só lugar.

Essa categoria de jogo tem se tornado cada vez mais popular não apenas porque pode ser desfrutada com outros usuários ao redor do mundo, mas também por ser usada como uma espécie de rede social. No entanto, a BGS mostrou que além desses, os chamados jogos de nicho, com títulos que exploram um tema específico em um jogo mais complexo, são também bastante procurados e podem criar uma comunidade específica de gamers interessados nessa categoria.

Convenção anual brasileira de videogames: as tendências do mundo dos games
imagem: Divulgação

Outros jogos tendência

A maior feira de videogames da América Latina veio confirmar aquilo que o mercado tem mostrado: esta é uma indústria que está crescendo rapidamente, com alguns gêneros de jogos ganhando maior destaque entre os usuários.

Outra das tendências que estiveram presentes na feira foram os eSports – nomeadamente as competições de alguns jogos que contam inclusive com ligas profissionais – como a equipe brasileira LOUD, que tem marcado presença em diversos eventos importantes. A BGS provou mais uma vez que a indústria dos videogames é uma das mais inovadoras e criativas, continuamente se adaptando às tecnologias atuais e cativando milhares de usuários. Além disso, mostrou também que, graças aos avanços tecnológicos, os jogadores podem interagir e acompanhar as novidades do universo dos games a partir de qualquer lugar do mundo.