Saúde

Sinusite pode dar dor de garganta?

A sinusite é uma doença dos seios da face, que pode ser causada por um agente etiológico, por exemplo, uma bactéria ou fungo, ou por alguma obstrução desses seios, como um pólipo.
Foto: Canva

A sinusite é uma doença dos seios da face, que pode ser causada por um agente etiológico, por exemplo, uma bactéria ou fungo, ou por alguma obstrução desses seios, como um pólipo.

O otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Dr. Vinicius Ribas Fonseca, lembrou alguns dos sintomas característicos da sinusite. “Dor facial e dor de cabeça, obstrução nasal, secreção purulenta nasal, tosse e sensação de ouvido tapado são alguns dos principais sinais”.

Como a inflamação ocorre na mucosa que reveste os seios da face, os sintomas também podem incluir dor facial, atrás dos olhos e dor nos ouvidos, além da irritação e dor de garganta.

Causas da sinusite

A sinusite pode ser causada por fatores alérgicos ou por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus. Ela pode ser aguda ou crônica:

– aguda: presença de secreção amarelada, esverdeada ou com sangue, dores de cabeça, obstrução nasal, tosse seca, febre, coriza, dores musculares e perda de apetite.

– crônica: garganta irritada, tosse seca no período noturno (quando o paciente deita, a secreção escorre pela garganta) ou pela manhã, reduzindo durante o dia.

Sinusite pode dar dor de garganta?

Uma das dúvidas recorrentes é se a sinusite pode dar dor de garganta. Segundo o Dr. Vinicius, a sinusite aguda, em geral, vem associada a uma doença da via respiratória superior. Então, as viroses, os processos alérgicos ou até mesmo uma infecção bacteriana ou uma rinofaringite podem evoluir para uma rinossinusite.

“Todo o tapete mucoso dessa via respiratória é contíguo, próximo. É comum, no processo inicial de uma infecção de via aérea superior, termos dor de garganta. Após 7, 9 dias, a rinofaringite pode involuir ou melhorar sozinha, ou ainda deixar a via respiratória propensa a uma rinossinusite bacteriana. Logo, a rinossinusite pode vir junto com uma dor de garganta, principalmente nas fases iniciais”, esclareceu o otorrino.

Toda sinusite precisa de antibiótico?

Não. Pelos sintomas, o médico consegue avaliar se a sinusite é causada por vírus ou bactérias. Se for por causa bacteriana, o uso de antibióticos será necessário. Se for viral, são utilizados anti-inflamatórios.

O uso de analgésicos, a lavagem nasal com soro fisiológico e o uso de antialérgicos promovem certo alívio dos sintomas, mas não a cura.

Sinusite pode sangrar o nariz?

Em alguns casos sim, já que o fato de assoar o nariz pode deixar a mucosa nasal irritada e ocasionar sangramentos. Lembrando que um dos principais sintomas da sinusite é a congestão nasal.

Orientações para pessoas com sinusite

Para quem está com sinusite, é importante que a secreção seja diluída, assim ela será eliminada de forma mais rápida. Para isso, é importante beber bastante água durante o dia (pelo menos 2 litros). “Quanto mais água, mais fluida vai ficar sua secreção”, lembra o médico.

Outra orientação é fazer lavagem nasal com soro fisiológico. “O soro ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções”, acrescentou o otorrino. Para facilitar a saída das secreções, outra dica é inclinar a cabeça para frente.

“Se os sintomas persistirem, é importante procurar um médico, pois o tratamento inadequado pode fazer com que a sinusite se torne crônica”, finalizou Dr. Vinicius.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário