fbpx
Saúde

Da obesidade ao câncer de próstata: exames essenciais para homens

Da obesidade ao câncer de próstata: exames essenciais para homens
imagem: Divulgação

Avaliações e exames de saúde regulares podem ajudar a detectar precocemente sinais de alerta e prevenir complicações de doenças ao longo da vida. O mesmo serve para os homens, que em geral possuem um histórico menor de visitas ao médico.

Vamos dar uma olhada no que você deve se atentar em relação à sua saúde?

Check-up: exames preventivos

Homens, mesmo que vocês estejam se sentindo bem, uma das melhores coisas que vocês podem fazer por si mesmos é agendar check-ups médicos regulares. Isso pode ajudar a detectar problemas potenciais em uma fase inicial, para uma intervenção mais eficaz ou para evitar que qualquer problema se torne uma condição crônica grave.

Como dissemos, os homens estão menos propensos a fazer exames médicos regulares, provavelmente porque estão preocupados com o que os exames podem descobrir. A falta de consciência sobre quais testes eles precisam é também outra razão.

Um dos testes de saúde mais importantes (e acessíveis) que um homem deve considerar é um controle de peso, já que a obesidade está associada a uma série de outras doenças crônicas, incluindo deficiência de testosterona, diabetes, colesterol alto, hipertensão, problemas de ereção (quando o pênis não fica duro) e apneia obstrutiva do sono.

Exame da apneia obstrutiva do sono

Na apneia obstrutiva do sono, a via aérea superior está parcial ou completamente bloqueada durante o sono, provocando ronco, múltiplas pausas na respiração e uma noite de sono não revigorante. 

Muitos pensam que a apneia é causada pelo ronco, quando na verdade o ronco é um sintoma do problema. A apneia do sono é quando o paciente para de respirar por períodos de tempo durante o sono, e isso pode acontecer várias vezes durante a noite. 

Isso torna impossível ter uma boa noite de descanso e a pessoa acorda se sentindo mais cansada.

E os problemas não terminam aí. Alguns homens também podem experimentar uma queda na libido. A apneia também pode pressionar o coração e, a longo prazo, pode resultar em problemas cardíacos e derrame.

A apneia do sono pode ser causada por múltiplas condições, como alergias, vias aéreas estreitas, consumo de álcool ou, mais comumente, obesidade. Uma pessoa com obesidade tende a ter um excesso de tecidos moles pressionando a passagem respiratória, o que pode obstruir a respiração. Para detectar a apneia, o paciente será monitorado durante o sono através de um exame (domiciliar ou no hospital).

Recomendam-se mudanças de estilo de vida para pacientes com essa condição, com foco em uma dieta saudável para reduzir o peso extra. Dependendo da situação e das razões subjacentes, a intervenção médica e o uso de um kit CPAP também podem ser necessárias.

Outros testes importantes

A triagem para diabetes também ocupa um lugar de destaque na lista de testes importantes, pois detectá-la e intervir mais cedo reduzirá muito os riscos de consequências graves e mortalidade. Se a pessoa for considerada pré-diabética, mudanças no estilo de vida e na dieta como comer saudavelmente e fazer exercícios podem impedir que a condição progrida.

É importante fazer uma avaliação e tratar o colesterol alto e a hipertensão também para ajudar a evitar acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos. 

Um exame para deficiência de vitamina D também é recomendado.

A deficiência de vitamina D é um tema pouco discutido em alguns lugares e a condição muitas vezes não é diagnosticada. Isso porque os sintomas (alteração de humor, perda da libido e baixa imunidade) são comumente atribuídos ao estresse. Portanto, em casos assim, é sempre um desafio diagnosticar a condição. 

E mesmo quando se é diagnosticado com deficiência de vitamina D, as pessoas pensam que basta ir para debaixo do sol, o que nem sempre é adequado. Muitas vezes pode-se recomendar que o paciente inclua um suplemento de Vitamina D em sua dieta.

Além disso, se você sente que está passando por outras dificuldades sexuais, disfunção erétil e ejaculação precoce, por exemplo, converse com um médico urologista que pode receitar tratamentos para te ajudar, como o tadalafil e a dapoxetina.

Da obesidade ao câncer de próstata: exames essenciais para homens
imagem: Divulgação

Condições testiculares e prostáticas

Uma boa prática é que os homens devem iniciar autoexames nos testículos com regularidade, para ajudar na detecção precoce do câncer testicular. Assim como as mulheres fazem seu autoexame, os homens podem verificar se há nódulos na área escrotal durante o banho. Alternativamente, eles podem pedir ao médico por um exame físico ou ultrassom.

Outro câncer relacionado ao sexo masculino, e que os homens devem procurar por exames, é o câncer de próstata. Isso pode ser feito através de um exame físico retal feito por um médico ou um exame de sangue para investigar sinais de câncer.

Infecções sexualmente transmissíveis

Os adultos sexualmente ativos também podem fazer exames de sangue e urina para verificar se há infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia. Ambas condições são totalmente tratáveis, mas podem ficar sem diagnóstico durante anos porque há alguns que podem não apresentar sintomas. Deixar isso sem ser detectado a longo prazo pode afetar a fertilidade.

Se você teve contato sexual desprotegido levando à possível exposição à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), há uma opção para tratá-lo com a profilaxia pós-exposição do HIV (a PEP). Ela é mais eficaz quando iniciada dentro de 72 horas após a exposição.

Vacine-se!

Certamente também aconselhamos os homens a se manterem atualizados em relação a suas vacinas, incluindo hepatite A, B e gripe. Os homens mais jovens também podem considerar a possibilidade de tomar a vacina contra o HPV.

As checagens devem ser regulares

Por fim, aconselhamos que os homens consultem seus médicos para exames de saúde regulares. Qualquer alerta levantado significa que é possível tomar medidas o mais rápido possível, enquanto a detecção precoce é a chave para que a condição seja tratada com mais eficácia. 

Sugerimos que os homens falem com seus médicos e comecem a fazer esses exames caso tenham alguma preocupação. Aqueles com fatores de risco, incluindo ter certos sintomas ou um histórico familiar, devem considerar a possibilidade de serem examinados mais cedo. 

Por exemplo, se um paciente tem uma infecção fúngica recorrente como balanite, infecções fúngicas de ouvido ou infecções superficiais de pele, há de se considerar a possibilidade de fazer uma triagem para diabetes.  

Todos são responsáveis por sua própria saúde. Se seu foco é atingir a longevidade, então a prevenção é obrigatória.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário