Esporte

Carioca vence primeira etapa do Ranking da Sociedade Hípica Brasileira e da Federação Equestre do Estado do Rio

Carioca vence primeira etapa do Ranking da Sociedade Hípica Brasileira e da Federação Equestre do Estado do Rio
imagem: Divulgação

A primeira etapa do Ranking de Saltos da Sociedade Brasileira de Hipismo e da Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro uniu mais de 450 conjuntos na sede da Lagoa no último fim de semana. Foram dois dias de competição com cavaleiros e Amazonas de todas as idades. “Essa etapa superou as minhas expectativas. Foram quase 470 inscritos,” disse o presidente da sociedade Antônio Melo.

O grande campeão da Copa Ouro foi o cavaleiro Thiago Mattos. Montando o cavalo Hermes do Santo Antonio, ele conseguiu cumprir o percurso em melhor tempo sem faltas, um feito difícil para o nível da prova que tinha obstáculos de 1,40m. “Foi ótimo! O nível de competitividade dos cavaleiros da hipica é sempre muito alto. São cavaleiros que sempre classificam tanto nas provas da hipica quanto em qualquer prova do circuito nacional. Além disso, queria parabenizar a direção do clube pela 1a etapa do Ranking de 2022, que mostrou que será um sucesso ao longo do ano,” explicou.

Mas, tanto talento não foi lapidado da noite para o dia. Filho de um cavaleiro profissional, Julio Mattos, Thiago monta desde pequeno. Competitivo , ele também competiu em níveis mais fáceis no início para chegar onde chegou. “Sou carioca e monto desde pequeno. Meu pai é cavaleiro profissional, entao praticamente nasci em cima do cavalo. Mas comecei o esporte mais a sério com uns oito ou nove anos na hípica e nunca parei”, diz.

Além de competir no Rio, o cavaleiro já se inscreveu em vários torneios aqui no Brasil e fora. Mesmo assim ele garante que seu lugar predileto é a Sociedade Hípica Brasileira. “Ganhar em casa, na SHB, onde monto, tem sempre um gosto especial. Competirei em SP pra começar a temporada dos concursos nacionais e internacionais”, conclui o cavaleiro.
O cavaleiro Felipe Teixeira com o cavalo Ziramon VDL e também da Sociedade Hipica Brasileira, ficou em segundo lugar fazendo uma dobradinha com Thiago.