Saúde

Programa de IST/AIDS realiza ação referente ao ‘Dezembro Vermelho’ em Itaperuna

Campanha realiza ação referente ao ‘Dezembro Vermelho’ em Itaperuna
Fonte: divulgação

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde via Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais realizou inúmeras ações durante este mês, referentes ao “Dezembro Vermelho”.

E, na última quinta-feira, 16, o excelente time de profissionais comandados por Débora Hypólito, coordenadora do Programa de IST/AIDS, desempenhou importante trabalho informativo e educacional, na região central da cidade, em frente ao Colégio Estadual 10 de Maio.

Fonte: divulgação

Durante a ação foram distribuídos preservativos; além de panfletos educativos, junto a pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas, parados junto ao semáforo, local escolhido estrategicamente para exibição de faixas sobre a campanha. 

Vale lembrar que o 1º de dezembro foi instituído como o ‘Dia Mundial de Luta Contra a AIDS’ e a data foi estabelecida internacionalmente em 1987 por decisão da Assembleia Mundial de Saúde, com apoio da ONU. No Brasil, o Ministério da Saúde adotou a data um ano depois. Dentre os objetivos da campanha, reforçar a solidariedade, tolerância, compaixão e compreensão.

De acordo com a coordenadora do Programa IST/AIDS, o Programa funciona no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, com uma equipe multiprofissional para o atendimento, incluindo médicos, enfermeiros, psicóloga, assistente social, nutricionista, técnico de enfermagem, e atendentes.

Dentre os serviços prestados pelos profissionais, trabalho de aconselhamento, testagem, prevenção e tratamento. A dispensação de antirretrovirais é feita no setor; e a PEP (Profilaxia Pós Exposição Sexual) é disponibilizada no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, Posto de Urgência (P. U.) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24 Horas).

O atendimento no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos é livre demanda, e acontece das 07h às 16h de segunda a sexta-feira. As UBS realizam teste rápido e se for preciso, há o encaminhamento do paciente para o Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

DECOM – Itaperuna  

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário