fbpx
Shows & Eventos

Canal Futura estreia programa musical em busca de novos talentos

Canal Futura estreia programa musical em busca de novos talentos
Crédito: Ana Clara Salomão

O Canal Futura está lançando um programa que será apresentado pelo China Ina com o intuito de descobrir novos talentos musicais brasileiros. Além de artista independente, China é um grande incentivador e divulgador da cena musical desde que surgiu na MTV com o programa NA BRASA MTV, que revelava novos artistas brasileiros. Alguns artistas que passaram pelo programa no início da carreira foram Emicida, Tulipa Ruiz, Tiê, Criolo, Marcelo Jeneci, entre outros.

Agora ele chega ao Canal Futura ainda com a proposta de caçar essas joias musicais pelo Brasil, mas com um objetivo muito claro de ajudar essas pessoas que estão iniciando agora a terem um bom networking e aprenderem coisas importantes e burocráticas do mercado musical para conseguirem impulsionar melhor suas carreiras.

Canal Futura estreia ‘Caça Joia’, uma busca por talentos musicais

Com episódios apresentados por Chinaina, a ideia do programa é criar mais espaços e oportunidades para a música independente brasileira

No dia 5 de novembro o Canal Futura estreia a série Caça Joia, que vai ao ar toda sexta-feira, sempre às 21h15, e tem o objetivo de revelar artistas independentes de todo o Brasil. A apresentação é do músico Chinaina, grande incentivador e divulgador da cena musical, que se dedica a garimpar joias da música ainda desconhecidas do grande público. Cada episódio recebe convidados e apresenta um artista, mostrando a diversidade da cultura brasileira, da nova MPB ao baião, passando pelo reggae, beats eletrônicos, congado, rap, hip hop, ijexá e dancehall.

Ao longo das gravações de Caça Joia, os participantes receberam também mentorias que incluíam informações práticas para a gestão e impulsionamento da carreira, como o registro de direitos autorais. “Durante as pesquisas para o programa, percebemos que a grande maioria dos artistas não tinham suas obras, músicas e clipes devidamente registrados e nem tinham acesso a como fazer isso. Por isso criamos mentorias para auxiliá-los nos processos burocráticos, garantindo seus direitos”, conta China.

Canal Futura estreia programa musical em busca de novos talentos
Crédito: Pamella Gachido

O programa vai construir também pontes entre os participantes e grandes nomes do mercado, recebendo convidados como Zé Ricardo, curador do Palco Sunset do Rock in Rio; Gutie, curador do festival Recbeat; e músicos como Max B.O, Pedro Luís, Céu e Tulipa Ruiz. Para China, as carreiras podem se expandir melhor a partir de um bom networking. “Acreditamos que os encontros são extremamente importantes para o florescimento de carreiras artísticas” completa ele.

A busca pelos talentos musicais apresentados ao longo do programa teve início nas redes sociais, com enquetes que pediam dicas de novos artistas de diversas regiões do país. A curadoria foi muito cuidadosa ao selecionar a dedo os 13 artistas da primeira temporada. O principal critério utilizado foram as histórias e qualidades das músicas – questões como número de seguidores em redes sociais, por exemplo, não foram consideradas, já que o objetivo é descobrir talentos. Entre os nomes selecionados estão músicos que já atuam há anos e alguns que começaram a carreira recentemente.

Dirigido por Pamella Gachido e produzido pela Pedra Onze, o programa tem 13 episódios para a TV, cada um com 15 minutos de duração, e se desdobra em um podcast, com entrevistas mais completas para que o público possa conhecer melhor os artistas. O Caça Joia chega para integrar a rede de atuação do Futura, a fim de ampliar a representatividade musical nas telas e o alcance de atuação nos territórios brasileiros. Até o fim do ano, o Canal promove um conjunto de iniciativas multiplataformas com conteúdos audiovisuais, cursos, mobilizações que apoiam professores, estudantes, jovens e famílias. Os episódios ficam disponíveis também nos Canais Globo e Globoplay.

SERVIÇO:

Caça Joia

Seriado com 13 episódios que apresenta artistas da música independente brasileira de diversos lugares do Brasil.

Estreia: 05 de novembro, com novos episódios toda sexta-feira, às 21h15.

Reprises: Domingos às 09h; terças às 12h; e quintas às 18h.

Classificação: livre

Sobre o Futura

O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciava privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos: SESI – DN / SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. O Futura pode ser assistido gratuitamente, a qualquer hora e em qualquer lugar, nos Canais Globo e Globoplay.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário