fbpx
Saúde

O que você precisa saber sobre facetas de porcelana e lentes de contato?

O que você precisa saber sobre facetas de porcelana e lentes de contato?
imagem: Canva.com

Muitas pessoas têm vergonha do sorriso, por diferentes motivos. Ter dentes amarelados, separados demais ou dentes curtos são alguns aspectos ou características que incomodam a muitos. Sendo assim, há motivos que fazem a pessoa sentir vergonha do próprio sorriso. Isso influencia diretamente na autoestima e, consequentemente, na vida dessa pessoa como um todo, até mesmo no âmbito psicológico. 

A Odontologia Estética obteve importantes avanços nos últimos anos, desenvolvendo algumas técnicas e aprimorando materiais utilizados e outras novas tecnologias que foram inseridas nesse mesmo desenvolvimento. Neste contexto, existem as facetas de porcelana e também as lentes de contato dentais. Ainda assim, há muitas dúvidas sobre estes novos aparatos. 

Segundo o Dr Ademar Ribeiro, da Oral 360, o passo a passo da aplicação de facetas ou lentes de contato é bem simples. O Doutor explicou como é o procedimento de colocação. “Primeiramente nós moldamos o paciente para ver o estado da arcada dentária do paciente para que sejam feitos artesanalmente pelo laboratório. Em seguida, realizamos um clareamento, já que normalmente as facetas não são aplicadas em toda a boca. Depois fazemos o enceramento, a escultura de como os dentes devem ficar, para logo fazer o “mockup” com o molde e encaixá-los. Em seguida, se derramará uma resina líquida nos dentes e aí o paciente já vai poder ter uma ideia de como os dentes vão ficar. Depois, levamos essa última moldagem para então implementarmos as facetas, tiramos as provas e complementamos com a cimentação” explicitou.

Além disso, o Dr Ademar Ribeiro respondeu algumas perguntas básicas sobre as facetas de porcelana e as lentes de contato. Confira:   

Afinal, quais são as principais diferenças entre as lentes de contato e as facetas de porcelana? 

  • As lentes de contato possuem cerca de 0,3 mm de espessura. Elas são utilizadas para corrigir defeitos, como dentes levemente amarelados, manchados ou levemente desalinhados. Para a aplicação da lente, não é necessário fazer o desgaste do esmalte, o que torna o procedimento menos invasivo e mantém a estrutura dentária mais natural.

As lentes de contato dental são recomendadas para implementar correções mais simples e para diversos tipos de detalhes em que as correções produzem resultados mais suaves e simplistas. As lentes de contato são indicadas quando se pretende fechar espaços entre os dentes, pequenas correções de dentes mal posicionados na arcada ou adequação estética de detalhes, contornos e também suas extensões.

As facetas são capas de porcelana (mais grossas). Neste caso, ocorre um leve desgaste Por outro lado, recomenda-se o recurso das facetas de porcelana em outras situações maiores: correções marcantes de dentes mal posicionados, harmonização de dentes com diferença de coloração entre si e redefinição profunda da forma e cor do sorriso. 

Há restrições para este tipo de tratamento? 

  • Se o paciente tiver cáries, alguma oclusão grave ou outro tipo de doenças na gengiva, deve tratar esses problemas antes de colocar as facetas de porcelana ou lentes de contato. 

Durabilidade 

  • A durabilidade vai depender de alguns fatores e, principalmente, sobre a técnica que será utilizada pelo cirurgião dentista, sendo ele capacitado, com a técnica adequada em aplicação de próteses e que o paciente siga todas as recomendações e mantenha os cuidados básicos. A durabilidade pode ser entre 8 a 10 anos, podendo chegar a 15. 

Quanto tempo leva a implementação de todo o processo? 

  • Se não houver necessidade de outros tratamentos antes da aplicação, leva cerca de 3 semanas desde o planejamento até a colocação completa.

Agora que você que você já está bem informado a respeito de facetas de porcelana e lentes de contato , não perca mais tempo, agende logo a sua consulta com a clínica Oral 360, para obter melhores condições de saúde bucal e tornar os dentes mais claros e brilhosos. No Rio de Janeiro, a Oral 360 possui clínicas nos bairros da Tijuca e Copacabana. Conheça uma clínica da Oral 360 mais próxima da sua casa.

Oral 360 Tijuca: Rua Conde de Bonfim, 302 – 4º andar – Tijuca – Rio de Janeiro

Oral 360 Copacabana: Rua Figueiredo Magalhães, 226 / Sobreloja – Copacabana – Rio de Janeiro

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário