Nos últimos anos vem ocorrendo uma mudança notável nos campos de futebol, no entanto somente o olhar do torcedor mais atento pode perceber do que se trata. São as publicidades que figuram nas laterais dos campos, que antes eram dominadas pelo setor de bebidas alcoólicas e hoje pertencem quase exclusivamente ao mercado das apostas esportivas digitais, encabeçado por grandes plataformas, como a 1xbet, que tem ganhando a confiança do apostador brasileiro. Mas o que aconteceu para que esse setor crescesse tanto na última década? Descubra agora.
Índice
Retornando às origens
O futebol sempre foi uma máquina de fazer dinheiro e mesmo antes de que existissem atletas conhecidos como estrelas, o esporte era usado como apoio para publicidade de diversas marcas, que chegavam a faturar milhões se beneficiando do crescimento e popularidade imparável do esporte. Afinal, com uma bola e 4 pedras para marcar o gol, era possível que 22 pessoas se divertissem. Havia publicidades de tudo, até mesmo de roupas adequadas para ir a uma partida, que naquele momento não contava com estádios cobertos. A coca cola sempre esteve presente como escolha ideal após uma partida e o setor de bebidas, sempre dominou as laterais dos campos, até pouco tempo.
Novamente, os ingleses
O Reino Unido é conhecido como berço do futebol e os ingleses muitas vezes são mencionados como criadores do esporte. Já se sabe que na verdade o futebol é bem mais antigo do que se pensava e provavelmente surgiu na China há milhares de anos, tendo sido aperfeiçoado pelos ingleses, que definiram as regras do esporte como o conhecemos hoje. Devido a sua longa trajetória com o esporte, os ingleses adotaram toda uma cultura em torno do mesmo e são torcedores fanáticos reconhecidos em todo o mundo, perdendo quem sabe apenas para o público brasileiro. Para o cidadão inglês, assistir a uma partida de futebol é tão comum quanto realizar uma aposta sobre o resultado dele e é fácil encontrar uma casa de aposta em cada rua de qualquer cidadezinha por lá. Não à toa, hoje o Reino Unido é também chamado de “Las Vegas digital”. Acontece que com o crescimento da tecnologia que invadiu todos os setores da indústria, o mercado de apostas não ficou pra trás e a maioria esmagadora das plataformas de apostas esportivas online, são de origem inglesa. Novamente a terra da Rainha vem marcando o tom dentro dos campos.
E o que muda com isso?
Para os mais críticos, a mudança não é tão extraordinária e para outros tem sido motivo de muita alegria. Acontece que muita gente, vê a troca dos anúncios de cerveja por anúncios de casas de apostas como mais do mesmo. No entanto, vale a pena recordar que um mercado novo vem surgindo e proporcionando trabalho a muita gente que viu uma nova possibilidade fora de seus empregos tradicionais, atingindo bons lucros como trader esportivo.