fbpx
Saúde

Fluorose: saiba tudo sobre o tema

Fluorose: saiba tudo sobre o tema

O flúor é um mineral amplamente distribuído na natureza e que age na formação óssea, no combate à osteoporose e ainda é muito benéfico aos dentes. Contudo, o excesso dessa substância pode dar origem a uma condição chamada fluorose.

Isso porque, na saúde bucal, esse mineral é responsável por fortalecer o esmalte dentário – camada mais externa do dente – e por controlar a desmineralização e remineralização do tecido dental. Assim, o flúor é um grande aliado no combate às cáries e à erosão dental.

Por isso, tanto a Associação Brasileira de Odontologia quanto a Organização Mundial de Saúde endossam a fluoretação da água de abastecimento como forma de evitar o aparecimento de doenças bucais que podem comprometer toda a saúde e o bem-estar das pessoas.

No entanto, como essa substância também pode ser encontrada em frutos do mar, na cebola, no feijão e, principalmente, nos produtos de higiene oral que visam proteger os dentes e combater os problemas de sensibilidade, o paciente pode acabar ingerindo-a exageradamente.

Neste cenário, ele pode começar a perceber os sintomas da fluorose.

O que é a fluorose e como ela surge?

Também conhecida como fluorose dentária, essa condição é mais comum em crianças, pois é uma patologia que age durante a formação dos dentes de leite e da dentição permanente.

Na prática, ela resulta no aparecimento de manchas brancas ou mais escurecidas na superfície do esmalte, devido à intoxicação por flúor, durante longos períodos de tempo.

Ainda sim, se os dentes permanentes forem afetados pela fluorose, os pacientes adultos podem apresentar os sintomas independentemente da idade, uma vez que esses sinais não desaparecem sem a intervenção de procedimentos odontológicos – que podem ser acessados por meio de um plano odontologico para cnpj

 

Principais sintomas

O principal sintoma da fluorose são as descolorações e as manchas nos dentes, que podem assumir uma aparência irregular e variam em sua tonalidade de acordo com a severidade de cada quadro de intoxicação.

Os casos mais intensos costumam apresentar uma nuance mais amarronzada e pode provocar a hipomineralização dos dentes, tornando a estrutura mais porosa e causando:

  • Aumento da fragilidade dental;
  • Desnivelamento dos dentes;
  • Sensibilidade;
  • Dores de dente;
  • Desgaste dental;
  • Perda dentária.

Tratamento

Assim, com o auxílio de um plano odonto PME, o paciente pode recorrer a um dentista que diagnosticará o problema, o grau de severidade, a quantidade de estruturas afetadas e a necessidade de intervenção.

Isso porque, muitos casos apresentam sinais tão leves que geralmente não precisam de tratamento.

Em casos mais avançados, é realizada a remoção das áreas manchadas por meio do desgaste da região.

Em conjunto com esse procedimento pode ser efetuado o clareamento dental, para a harmonização da coloração – contudo, esse procedimento não pode ser feito na infância.

Mas se os danos causados forem muito excessivos, é recomendado o desgaste mais profundo das estruturas dentárias e a confecção de facetas parciais, ou totais, que cobrirão os dentes naturais.

A importância do plano odontológico para a prevenção e cura

Desta forma, é notável a importância de prevenir o desenvolvimento da fluorose. E, para isso, a utilização dos benefícios proporcionados por um plano odontologico empresarial, pode fazer toda a diferença.

Isso porque esse serviço possibilita a consulta frequente com o odontopediatra que, por sua vez, auxiliará os pais e responsáveis com a indicação dos tipos de produtos de higiene bucal mais adequados para cada fase do desenvolvimento infantil.

Do mesmo modo, o profissional passará orientações sobre o melhor momento de incluir o creme dental, visto que a coordenação das crianças está sendo desenvolvida e pode impactar no reflexo de ingestão e cuspe, aumentando a fluorose no organismo.

Além disso, a quantidade de flúor presente em cada creme dental varia de acordo com a idade de cada paciente e as suas necessidades.

Assim, as pastas de dentes dedicadas a adultos são inadequadas para a realização da escovação infantil, podendo causar manchas dentais.

A assistência odontológica corporativa, como o ideal odonto empresas, também pode estender os benefícios para os familiares e beneficiários do titular do plano. O que garante o acompanhamento e o tratamento adequado para todos os pacientes.

Esse cuidado garante a melhoria da saúde geral, a manutenção da integridade dentária – evitando as complicações que podem culminar na perda do dente – e ainda promove a melhora da aparência e a resolução de problemas que são capazes de interferir na autoestima e na qualidade de vida.

Além disso, como a Agência Nacional de Saúde (ANS) regulamenta como funciona plano odontologico empresarial, até os pacotes mais básicos também disponibilizam o atendimento para o tratamentos de cáries, cirurgias simples, remoção dental, exames e as visitas de rotina e limpeza que são necessárias para garantir a saúde bucal. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.


Fonte da imagem: Canva.com


Gostou deste artigo? Compartilhe em suas Redes Sociais!

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário