fbpx
Saúde

Descubra algumas dicas para as mães perderem peso após o parto

Descubra algumas dicas para as mães perderem peso após o parto
Dr. Bruno Queiroz Sander

Hábitos saudáveis ​​no pós-parto são fundamentais para a perda de peso, principalmente no tempo frio. Além disso, com a pandemia, o fato de as pessoas ficarem cada vez mais em casa, aumenta a tentação de comer seus alimentos favoritos. Assim, o corpo também muda, e o modo “economia de energia” é ativado, daí começa o acúmulo de gordura com mais facilidade…

A amamentação é essencial para a perda de peso, e uma dieta balanceada e saudável contribui para a perda natural de peso da mãe. Portanto, é ideal amamentar sempre que possível, pois a gordura armazenada durante a gravidez, é utilizada no leite consumido pelo bebê, assim como na produção de mais leite materno.

A qualidade dos alimentos consumidos durante esta fase, também é outro fator importante. Por causa da maior quantidade de energia que o organismo da mãe necessita para produzir leite materno, é ideal comer bem e comer frutas, cereais integrais, carne, legumes, leite e laticínios ricos em nutrientes que contribuirão na perda do excesso de peso rapidamente.

Os hábitos pouco saudáveis ​​são preocupantes, principalmente devido ao aumento do número de pessoas obesas. De acordo com o Ministério da Saúde, 55,7% da população nacional está com sobrepeso e 20% dos adultos no Brasil são obesos. O levantamento mostra que, em pouco mais de uma década, a obesidade no país aumentou em mais de 80%.

Fuja das dietas malucas!

Durante a amamentação, é importante esperar pelo menos 6 meses para que uma dieta mais rigorosa comece, pois o corpo precisa retornar ao equilíbrio hormonal e a produção de leite materno não seja afetada. Se a mãe pesar mais do que o recomendado, os alimentos podem ser consumidos em quantidades menores após o nascimento, mas não o suficiente para criar um déficit calórico que poderia interferir na amamentação.

Algumas mães não conseguem amamentar por algum motivo, dificultando a perda de peso. Também nestes casos, a alimentação restritiva antes dos seis meses, como mencionado acima, não é recomendada. Só o seu médico saberá a quantidade ideal de calorias e porções a consumir por dia, correspondentes às necessidades do seu corpo. Busque sempre a orientação de um especialista para indicar o melhor tratamento!

Uma importante dica: Existem tratamentos alternativos, como o endoscópico, que utiliza o balão intragástrico, usado ​por muitas mamães ​durante a amamentação, e que não afetam a alimentação do bebê e aceleram a perda de peso da mãe!

HOSPITAL DIA SANDER MEDICAL CENTER

Para maiores informações sobre os tratamentos para emagrecimento saudável e combate dos males provocados pela obesidade, entre em contato com o Sander Medical Center e esclareça as suas dúvidas.
HOSPITAL DIA SANDER MEDICAL CENTER
Endereço: Avenida Bernardo Monteiro, 1265 – Funcionários/Belo Horizonte.
WhatsApp: (31) 98010-5000
Telefones: (31) 3588-1155 – (31) 3261-4515
Redes sociais: @sandermedicalcenterbh – @drbrunosander
www.sandermedicalcenter.com.br

Artigo elaborado por Bruno Queiroz Sander, médico cirurgião endoscopista, especialista em gastroenterologia e diretor do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (RQE: 14270/32354/41292). @sandermedicalcenterbh

Imagem: Dr. Bruno Queiroz Sander / Divulgação

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário