fbpx
Responsabilidade Social Rio em Foco

Costureiras vão aprender a reutilizar lona de publicidade

Transformar lona vinílica, utilizada na confecção  de banners, fundos de palco e outdoors em bolsas, sacolas e até produtos escolares. O projeto ‘COLLAB Instituto Mazomba’ está com inscrições abertas, de 16 a 26 de abril, para oficinas gratuitas. Poderão se inscrever mulheres costureiras de Itaguaí, na Costa Verde, e da zona oeste do Rio, que irão receber informações sobre design, sustentabilidade, empreendedorismo e meio ambiente. Além de capacitação no manuseio de maquinário e técnicas de estamparia para o desenvolvimento de peças. As selecionadas também receberão bolsa-auxílio no valor de R$200,00. A formação tem duração de dois meses.  

– Queremos que cada uma destas mulheres seja auto-sustentável para o desenvolvimento de produtos com conceito de eco design através de oficinas técnicas para mulheres da região do Vale do Mazomba e entorno – explica Horlan Gentil, um dos idealizadores do projeto.  

Matéria prima de lonas dura até 400 anos no meio ambiente e oficinas vão gerar renda para famílias

A matéria-primeira da lona vinílica, largamente utilizada em materiais promocionais, consiste em uma mistura de resina, plastificantes, cargas e aditivos. Esse polímero é de baixa degradabilidade, ou seja, sua decomposição na natureza pode durar até 400 anos para  degradar no meio ambiente. Segundo Gentil a conscientização sobre o meio ambiente, produção sustentável e socioeconômica promoverá o desenvolvimento de produtos com base em matérias-primas descartadas pela indústria e população.  

– Além de promover a conscientização ambiental, neste momento pandêmico é importante apoiar estas mulheres na base que vão adquirir qualificação profissional para gerar rendas às suas famílias na região. Por isso o projeto é tão relevante – destaca Aira Nascimento, fundadora da ‘As Josefinas Collab’, negócio de impacto social responsável pela produção executiva do projeto,.

As ‘Josefinas Colab’  tem como foco as mulheres e mães empreendedoras da periferia. Todos os parceiros envolvidos no projeto são de empreendedoras da região e, em sua maioria, lideradas por mulheres. 

INSCRIÇÕES

INSCRIÇÕES ABERTAS! Projeto COLLAB Instituto Mazomba em parceria com Josefinas Colab e Espaço Cultural. (google.com)

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário