fbpx
Rio em Foco Shows & Eventos

“Parece Loucura Mas Há Método” está de volta!

Parece Loucura Mas Há Método está de volta

Agora com ingresso gratuito, graças ao edital da Secretaria Municipal de Cultura – Fomento a todas as Artes, beneficiado pela Lei Aldir Blanc.

A experiência teatral online “Parece Loucura Mas Há Método” foi a que mais tempo ficou em cartaz durante a temporada 2020.

“Parece Loucura Mas Há Método” é uma espécie de ‘peça de teatro emergencial’, uma tentativa de resposta criativa aos palcos vazios destes tempos de pandemia. Num tablado digital, nove personalidades shakespearianas vão se enfrentar numa arena de ideias, sendo tudo conduzido pelas intervenções de um Mestre de Cerimônias. Já na primeira representação, com uma única frase, o público é instigado a eliminar um dos jogadores (ou seja, sua história já acaba ali). Que história você quer continuar acompanhando? Que personagens te interessam? A empatia do público com cada narrativa vai definindo a sequência de duelos de nosso jogo (que é sempre diferente a cada apresentação).

“Shakespeare é o mundo. São personagens muito diversos, com visões de mundo muito diferentes entre si. “Em alguns, há humor. Em outros, uma perspectiva mais política. Uma delas fala de amor. Outro de traição. Enfim, é um leque de opções abrangente; e a formação da plateia de cada dia influi decisivamente na sequência dos acontecimentos”, – comenta o diretor Paulo de Moraes.

É teatro de jogo, que tira o espectador de uma posição passiva e o coloca no centro da decisão de nossa fábula.

A cada representação um personagem será vencedor. Os personagens se apresentam com pequenos monólogos em duelos um contra o outro. Ou seja, a peça começa com 9 personagens e, já de início, um deles é eliminado. Depois, os 8 restantes se enfrentam 2 a 2. Quatro saem vencedores e, novamente se enfrentam 2 a 2. Os dois finalistas se enfrentam num duelo final.

No elenco estão Isabel Pacheco, Jopa Moraes, Marcos Martins, Ricardo Martins, Patrícia Selonk, integrantes da Armazém Companhia de Teatro, além de Charles Fricks, Kelzy Ecard, Liliana de Castro, Luis Lobianco e Vilma Melo, atores convidados. A música é de Ricco Viana. O roteiro é de Paulo de Moraes e Jopa Moraes. A obra conta também com colaborações artísticas de Carol Lobato e Lúcio Zandonadi.

Na estreia da temporada online, em julho de 2020, Wagner Correa, crítico teatral e jurado dos Prêmios APTR e Botequim Cultural escreveu: “Magnífico experimento de teatro nas redes virtuais. Uma surpresa estética a busca do formato e da manipulação deste envolvente jogo cênico com a cúmplice participação do espectador. Com expectativa nova a cada performance. Uma saída provocadoramente inventiva no desafio e na resistência do teatro ao caos político e sanitário.”

Graças a internet, na temporada de 2020 “Parece Loucura Mas Há Método” foi assistido por internautas de todo território brasileiro – inclusive de cidades do interior onde o teatro não chega de forma presencial –, além da Alemanha, Chile, China, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal, Reino Unido, Suíça e Uruguai. Também participou da programação do FITA – Festival Internacional de Teatro de Angra, do Midrash Festival e do Niterói em Cena.

O espetáculo é assistido online pelo Zoom, com ingressos gratuitos retirados pelo site sympla.com.br/armazemciadeteatro.

Ficha técnica

“Parece Loucura Mas Há Método”
a partir de personagens da obra de William Shakespeare
Roteiro: Paulo de Moraes e Jopa Moraes
Direção: Paulo de Moraes
Elenco: Charles Fricks, Isabel Pacheco, Jopa Moraes, Kelzy Ecard, Liliana de Castro, Luis Lobianco, Marcos Martins, Patrícia Selonk, Ricardo Martins e Vilma Melo
Música: Ricco Viana
Design Gráfico: Jopa Moraes
Colaborações artísticas: Carol Lobato e Lúcio Zandonadi
Assistente de produção: Malu Selonk
Produção: Armazém Companhia de Teatro
Assessoria de Imprensa: Ney Motta

Serviço

Estreia no dia 16 de janeiro, sábado, às 20 horas.
Temporada: sábados, às 20 horas e domingos, às 18 horas. Até 14 de fevereiro.
Agora, você retira seu ingresso gratuito, graças ao edital da Secretaria Municipal de Cultural – Fomento a todas as Artes, beneficiado pela Lei Aldir Blanc.
O espetáculo é assistido online pelo Zoom, com ingressos gratuitos retirados no site sympla.com.br/armazemciadeteatro.
Os ingressos são gratuitos, mas quem quiser ajudar os artistas poderá contribuir com algum valor.
Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário