fbpx
Gastronomia

Os melhores vinhos brasileiros de 2020

Os melhores vinhos brasileiros de 2020
Autor: edusoft Pixabay License

O número de apreciadores de vinhos no Brasil não para de crescer, e em 2020, por causa da quarentena, cresceu muito mais. Com um aumento de 39% no consumo de vinho, uma média de 2,81 litros por pessoa, 2020 pode comemorar um recorde!



De acordo com a edição de 2020 da Decanter World Wine Awards (DWWA), a maior competição enófila do mundo, 10 vinhos brasileiros estão entre os que mais se destacaram em meio a mais de 16,5 mil vinhos! E detalhe, a classificação foi feita pelos 116 melhores especialistas do mundo!

Alguns de nossos vinhos receberam notas entre 87 e 92 pontos, e foram agraciados com medalhas de prata e bronze! Nada mal!

Veja os top 10 vinhos brasileiros de 2020:

Storia Merlot 2015 (Casa Valduga)

É um dos mais aclamados vinhos brasileiros. Produzido na Serra Gaúcha pela vinícola Casa Valduga, este delicioso vinho foi amadurecido por 20 meses em barris de carvalho francês. Com aromas de especiarias e frutas vermelhas, e seu paladar, as notas de uvas passas e frutas secas são marcantes. Acompanhamento ideal para queijos, chocolates(principalmente o amargo), molhos de sabor intenso e carnes assadas.

Prosecco Rosé Brut 2019 (Vinícola Garibaldi)

É o primeiro Prosecco Rosé fabricado no Brasil. Produzido na Serra Gaúcha pela Vinícola Garibaldi, este espumante vem ganhando muitos apreciadores. A sua coloração rosada é conferida pelas uvas Pinot Noir, que representam 5% em sua composição. Seu aroma tem um teor de frutas cítricas, morangos e flores vermelhas. Um vinho cremoso e bastante delicado. Combina perfeitamente com sopas cremosas, saladas, peixes e frutos do mar em geral.

Tempos de Goés Reserva Sauvignon Blanc 2019 (Vinícola Góes)

Produzido em São Roque (SP), este é um vinho branco fino seco, classificado pelos especialistas, como um vinho de “essência paulista”, por ter um paladar marcante, e fácil de consumir. Possui um leve frescor natural e uma forte expressão aromática, que lembra frutas tropicais, especiarias e figos. Ótimo para ser servido com risoto de frutos do mar, peixes grelhados, saladas (sem vinagre) e pratos vegetarianos com grãos e ervas.

Terroir Chardonnay 2019 (Casa Valduga)

Produzido na Serra Gaúcha pela vinícola Casa Valduga, este vinho branco seco 100% Chardonnay, já foi premiado em várias competições. Este vinho refrescante e equilibrado, vem ganhando muitos admiradores por causa da intensidade de aromas, com notas de frutas tropicais frescas, como abacaxi e pera, e também pela sua fineza impressionante! O seu marcante gosto frutado combina bem com massas com molhos suaves, peixes grelhados, frutos do mar e queijos cremosos.

Vale da Pedra Sirah 2018 (Guaspari)

Produzido no Espírito Santo pela vinícola Guaspari, este Vinho é envelhecido por sete meses em barricas de carvalho francês. É um Vinho 100% Sirah. Um mix impressionante de sabores que se completam e encantam! Seu paladar, apresenta traços de café expresso, muito equilibrado em sua acidez. Possui aromas de ameixa, cassis, jaboticaba e um levíssimo teor salgado. Pode ser servido com arroz de pato, carré de cordeiro, cuscuz marroquino e legumes ao curry.



Fumé Blanche Sauvignon Blanc 2019 (Vinicola Ferreira)

Produzido pela Vinícola Ferreira, localizada na Serra da Mantiqueira (Minas Gerais), este é um vinho branco de sabor complexo, mas bem aromático e refrescante. Possui aroma de ervas, maracujá, abacaxi e frutas tropicais. Por causa de sua acidez marcante, combina muito bem com massas, queijos leves, peixes e saladas.

Luiz Porto Cabernet Sauvignon 2015 (Luiz Porto Vinhos Finos)

Produzido pela Vinícola Luiz Porto Vinhos Finos, em Minas Gerais, este Vinho tinto 100% Cabernet Sauvignon, é envelhecido por doze meses em barricas de carvalho francês. É um Vinho de aroma delicado, elegante e complexo. O seu paladar surpreende pelo teor balsâmico e de finas especiarias e também pela pureza e sutileza da fruta. Acompanhamento ideal para costelinha suína, risotos, feijão tropeiro e carnes assadas.

Terroir Merlot 2015 (Casa Valduga)

Produzido na Serra Gaúcha pela vinícola Casa Valduga, e armazenado por oito meses em barricas de carvalho francês, este Vinho tinto de tiragem limitada, é produzido com uvas de vinhedos com produção. Com sabor marcante de cacau, baunilha, amora e ameixa, combina com risoto de cogumelos, carnes assadas, ragus, e queijos maduros.

Brandina Assemblage 2014 (Villa Santa Maria)

Produzido pela vinícola Villa Santa Maria, este delicioso Vinho tinto possui aroma de frutas maduras, como cerejas e ameixas, teores de café e de especiarias. Em sua composição, 12% de Cabernet Sauvignon, 17% de Cabernet e 71% de uva Merlot. De sabor leve e agradável, combina muito com risotos e massas, queijos suaves e carnes leves.

Paradigma Rotto Cabernet Sauvignon 2011 (Vinicola Franco Italiano)

Produzido pela Vinícola Franco Italiano, e amadurecido por 24 meses em barricas de carvalho francês, o Paradigma Rotto Cabernet Sauvignon 2011 é um vinho com nível alcoólico mais intenso. Possui camadas de couro e um sabor tostado, oriundos da madeira. Possui uma acidez bem equilibrada e aromas de tabaco, frutas escuras maduras e cogumelos. Perfeito para ser servido com queijos maturados, risotos mais intensos e carnes vermelhas gordurosas.

Para encontrar o vinho ideal, primeiro escolha uma excelente Loja de Vinhos. Lá, você terá a certeza de encontrar os melhores vinhos existentes no mercado, além de um atendimento impecável! 

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário