Ingerir bebidas alcoólicas em excesso pode trazer problemas para o organismos e impactar a qualidade de vida. Porém, o álcool também prejudica a saúde bucal mais do que pensamos. Para saber como, continue lendo!
Beber socialmente é um costume do brasileiro, afinal, onde tem festa tem aquela cervejinha gelada ou uma garrafa de vinho para compartilhar com os amigos. Entretanto, para muitos, beber de vez em quando quer dizer consumir um pouco de álcool várias vezes na semana.
Esse hábito pode até ser prazeroso para relaxar depois de um longo dia de trabalho ou uma semana complicada, mas representa um perigo para a saúde bucal. Não é novidade para ninguém que alimentos açucarados e ácidos prejudicam os dentes causando sérios problemas e, por isso, precisam ser consumidos com moderação.
Essa preocupação também vale para as bebidas alcoólicas. Para se ter uma ideia uma única taça de vinho é capaz de secar a área da boca, sugar o cálcio dos dentes e causar mau hálito, por exemplo.
Abaixo confira alguns dos impactos na saúde bucal causados pelo excesso de álcool:
Dentes fracos e sensíveis
A maior parte das bebidas alcoólicas têm um alto grau de acidez. Essa acidez dissolve a camada protetora de cálcio que envolve a superfície dos dentes, desgastando o esmalte e enfraquecendo a sua estrutura, o que expões os nervos, causando sensibilidade e dor.
Dicas para diminuir a acidez:
- Colocar alguns cubos de gelo nas bebidas;
- Enxaguar a boca após alguns drinques ou beber um pouco de água entre um drinque e outro;
Mau hálito
É possível notar quando uma pessoa tomou um copo de cerveja ou passou a noite bebendo apenas pelo seu hálito. No entanto, o álcool pode influenciar no odor da boca mesmo quando a bebedeira já se passou há muito tempo.
Isso porque, o álcool desidrata a boca e reduz o fluxo de saliva. A saliva, por sua vez, ajuda a proteger a boca de bactérias, prevenindo as placas e infecções mais sérias.
Além disso, a mistura do mau hálito com o cheiro de álcool pode se tornar bem desagradável para as pessoas ao redor.
Dicas:
- Intercalar os drinques com água;
- Ao chegar em casa, continuar a beber água para manter a boca hidratada;
- Mascar chicletes sem açúcar ajuda a estimular a produção de saliva e umedecer a boca.
Manchas e dor
As bebidas escuras, como o vinho, colaboram para o escurecimento dos dentes e surgimento de manchas. Além disso, o desgaste do esmalte causado pela acidez expõem a dentina, camada que fica logo atrás do esmalte responsável por absorver impactos externos e pela parte sensitiva do dente.
A dentina é mais escura e amarela, por isso, quando o seu dente estiver com com um aspecto amarelado pode ser que o esmalte já tenha desgastado muito.
Certas manchas podem ser suavizadas por meio da escovação, entretanto, o quadro pode se agravar, como é o caso de exposição da dentina, e você precisará procurar por procedimentos como “ lente de contato dente” e “preco clareamento dental”, entre outros, e ir ao dentista.
[…] Saúde […]